quarta-feira, 27 de junho de 2018

Desafio Aceito: JUSTIÇA SOCIAL



Para que possamos dissertar sobre Justiça Social, precisamos inicialmente examinar os verbetes em sua forma isolada:

JUSTIÇA: Derivada do latim JUSTITIA, que significa “direito, administração legal” . Por sua vez JUSTITIA é derivada da palavra latina JUSTUS, e ainda esta originada em JUS, que significa LEI.

SOCIAL: A palavra social é também derivada do latim. Tem origem na palavra latina SOCIÃLIS, que significa “o que pertence ou o que é relativo ao convívio comum”.

Podemos então traduzir “justiça social” grosseiramente como “Lei relativa ao convívio em comunidade”.

Ainda que seja um assunto exaustivamente discutido, seu conceito atual é um tanto nebuloso, eis que entendido por alguns como “igualdade entre os indivíduos” e por outros como “garantia ao direito de acesso universal à saúde, educação, justiça, trabalho, manifestação cultural, credo, orientação sexual e etc...”

Não pretendo aqui fazer juízo de valor ou definir o conceito. Entretanto, me parece que Chico Xavier em 02/04/1974, em um programa televisivo chamado “Moacir Franco Show” ao ser perguntado sobre o tema, nos ofertou a solução do que hoje é buscado como  “Justiça Social", ao responder:

Em que pese o nosso profundo respeito às conquistas humanas que visem ao aprimoramento da vivência social do homem na face da Terra, desejamos relembrar que as lutas pela Justiça Social, muitas vezes, têm suas conotações com a rebeldia e com a violência, e na Religião encontramos sempre as soluções mais adequadas para o bem comum, dentro do Evangelho, porque, segundo nos ensina a Doutrina Espírita, “melhorando-se á criatura, melhorar-se-á o lar, a sociedade e o Mundo”.

Ora, Justiça Social pressupõe bem estar social.

O bem estar social por sua vez, é de caráter individual, e assim deve ser tratado. Se eu (indivíduo) estou feliz e bem com a minha condição, seja ela qual for, a sociedade tem me sido justa. Então há justiça social para mim.

Já se não estou bem como indivíduo, se não consigo compreender ou atingir os meus anseios, e busco eco em outros “eus” de condição semelhante, para confrontar a sociedade e buscar atingir tais anseios, chamarei isso de buscar a “Justiça Social”.  

O regime democrático (que todos defendem) pressupõe que vença a maioria, e sejam sobrepujadas as minorias. Então, aqueles que são ou se dizem parte e defensores das minorias terão sempre erguida a bandeira da “Justiça Social”, uma vez que é e sempre será uma bandeira de derrotados, infelizmente.

Entretanto, a justiça social é também um conceito que alguns usam para descrever o movimento em direção ao que consideram um mundo socialmente justo.

Neste contexto, a justiça social baseia-se nos conceitos de igualdade e direitos humanos, e envolve um maior grau de igualitarismo econômico através da tributação progressiva, da redistribuição de renda ou até mesmo da redistribuição da propriedade. Essas políticas visam atingir o que os economistas de desenvolvimento chamam de igualdade de oportunidades, a qual pode realmente existir em algumas sociedades, e para a fabricação de igualdade de resultados nos casos em que as desigualdades inerentes aparecem em um sistema de forma habitual.

Mas, novamente o conceito individual colocar-se-á acima do coletivo, uma vez que as palavras “igualdade, igualitarismo econômico através de tributação progressiva, redistribuição de renda e propriedade” presumem governos totalitários, socialistas ou comunistas, que novamente (por forçar tal igualdade apenas aos governados e não aos governantes) farão o indivíduo gritar por “justiça social”.

Finalizando, estou com Chico Xavier! Melhorando o indivíduo, melhoraremos o lar, a sociedade e o mundo”, e acrescento: socialmente justo!

Para Tassana Wilbert, com amor!


Um comentário:

  1. Obrigada por ter aceito o desafio. Um modelo ideal de sociedade para alguns seria o socialismo/comunismo, para mim simplesmente o amor a igualdade e a ética em todos os âmbitos. E a efetiva mudança está no quintal de nossas casas. Compartilhando.

    ResponderExcluir

Sinta-se a vontade!

O Cristão e a política se misturam?

Política pode ter dois significados. Um deles é a arte de negociação para alinhar os interesses; o outro significado, que nos interess...