quinta-feira, 1 de novembro de 2018

OMNIUM SANCTORUM, HALLOWEEN, FINADOS




OMNIUM SANCTORUM
A celebração do “Dia de Todos os Santos”, ou OMNIUM SANCTORUM (em Latim) remonta ao século IV. Em Antioquia celebrava-se uma festa por todos os mártires no primeiro domingo depois de Pentecostes.
Resgatar a lembrança daqueles cujo nomes foram omitidos por falta de documentos e que somente são conhecidos por Deus, alcançar, por sua intercessão, as graças de que necessitamos e ter sempre presente esses modelos de conduta, a fim de imitá-los, foram alguns dos motivos para que tal celebração fosse criada.
No ano de 835 esta celebração foi transferida pelo papa Gregório IV para 19 de Novembro, e logo depois novamente retornou a sua data inicial.

HALLOWEEN
Apesar de estar sendo disseminado pelos EUA como mais uma via de consumismo, a festa das bruxas vem da Europa e incorpora diversas influências de vários povos (Celtas, romanos antigos e cristãos).
Há mais de mil anos onde hoje é a Grã-Bretanha e Norte da França viviam os Celtas, eles adoravam a natureza e tinham o sol como principal deus.
Para eles o ano novo acontecia com o início do inverno, o que corresponderia a primeiro de novembro do nosso calendário; acreditavam que nesta data o Deus-Sol era aprisionado por Samhain (senhor dos mortos e príncipe das trevas). Na noite anterior (31 de outubro), acreditavam que Samhain reunia todos os mortos e estes assumiam diferentes formas, inclusive de animais, principalmente gatos. Na verdade era um culto agrário, pois coincidia com o fim das colheitas, ocasião em que seus sacerdotes (druidas) realizavam diversos rituais purificadores, inclusive o de apagar todos os fogos da aldeia e acenderem uma única fogueira no alto da colina e somente no dia seguinte as pessoas iam buscar novos fogos desta fogueira para utilizarem em suas casas, dando início a um novo ciclo de atividades. Estes cerimoniais duravam três dias, formando um festival onde muitas pessoas desfilavam vestidas de animais.
Com as invasões romanas no século I da nossa Era, os romanos invadiram a Bretanha e misturou este festival celta com o festival dedicado a deusa Pomona que também era festejada em novembro. Mais tarde com a disseminação da religião cristã na Europa estes festivais receberam novos ingredientes. No ano 835 da Era Cristã, a Igreja Católica Romana criou o dia de todos os santos a ser comemorado em primeiro de novembro com o nome de HallowMas (Missa de Todos os Santos) ou All Hallow (Todos os Santos). Anos mais tarde, a Igreja criava o dia de Todas as Almas a ser comemorado em 02 de novembro, sendo que nestas comemorações continuaram os desfiles dos celtas, porém com pessoas vestidas de santos, anjos e demônios. Apesar da tentativa de cristianizar as comemorações pagãs a noite que antecedia a primeiro de novembro, ou seja a Noite de Todos os Santos (chamada de All Hallow Even) continuou sendo o festival de Samhain, porém seu nome acabou sendo modificado em All Hallow’s Eve, Hallowe’en, e finalmente Halloween.
As abóboras e sua utilização tem origem holandesa.

FINADOS
Celebrado anualmente no dia 2 de novembro, o DIA DE FINADOS é muito importante para várias religiões, especialmente para a Igreja Católica – foi ela que instituiu a comemoração desde o século XI, mas foi somente no século XIII que a data 2 de novembro foi estabelecida para tal celebração. A Igreja Católica afirma que o dia de Finados é o momento em que os vivos precisam interceder pelas almas daqueles que estão no purgatório (local em que alguns esperam pela purificação para entrar no céu).
O dia de Finados é caracterizado por uma grande movimentação nos cemitérios, pois as pessoas levam flores, acendem velas e fazem orações para seus familiares e amigos falecidos. É claro que esta tradição é diferenciada conforme o país.
Um exemplo é o México: este país tem uma celebração que dura 3 dias, com desfiles e enfeites pelas ruas. Os cidadãos mexicanos acabam fazendo grandes festas e se torna um local atrativo para turistas de várias partes do mundo.
Entende-se que, enquanto no Brasil esta data seja considerada triste, no México é totalmente diferente. Para esse país, as almas dos entes queridos falecidos – neste dia de Finados – voltariam para prestar uma visita aos seus amigos e familiares.
Embora seja uma data muito emocionante para algumas religiões, outras não a reconheçam. É o caso do Protestantismo – para eles não há celebração, pois a data não existe na Bíblia e, por esse fato, não há qualquer motivo para homenagens ou comemorações. Além disso, a religião protestante não acredita em purgatório e não possuem como hábito as orações para pessoas falecidas.
Para os países de lingua inglesa, All Soul’s Day é a expressão utilizada para designar o dia de Finados, que é traduzida de maneira literal como “Dia de Todas as Almas”.
 Tudo está ligado...


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se a vontade!

O Cristão e a política se misturam?

Política pode ter dois significados. Um deles é a arte de negociação para alinhar os interesses; o outro significado, que nos interess...